“Para a lição de casa de hoje vocês vão conversar com os seus pais sobre o assunto e depois disso vão registrar o que sua família pensa.
“Prô, tem que ser com os pais a conversa?
“Bom, acho que pode ser com outras pessoas.
“Não, diz que TEM que ser com os pais.
“Tá bom. TEM QUE SER com os pais a conversa.
“Você escreve isso na agenda? Escreve que é para a gente ter um tempo de conversa com os pais?
Eu escrevi. Passei as quatro perguntas que tinha feito aos alunos e pedi que a família discutisse o assunto. O resultado me fez sentir vontade de sair da sala e chorar, tanto pela emoção das crianças que tiveram um tempo de discussão em família, como pela tristeza daquelas que tanto esperavam por uma conversa, mas não conseguiram mais que respostas apressadas. Pedi que escrevessem um texto sobre tempo em família. Segue um trechinho de uma das redações:
“As crianças precisam de ter mais tempo com os pais porque as crianças às vezes podem estar com algum problema na escola, emocional e os pais não sabem. Às vezes os pais podem até ficar muito tempo no trabalho só que se as crianças falarem que querem se divertir com eles as crianças estão certas e também as crianças tem o direito de se divertir com os pais. As crianças às vezes tem que ter um tempo com os pais. Elas também podem ficar com depressão não se relacionarem mais com os pais, isso faz com que a criança se sente triste e sozinha. Então fiquem mais com os seus filhos.”