Material para estudo do livro “Pinóquio”

Nível de leitura: linguagem fácil e dinâmica, capítulos curtos.
Idade que mais se identifica: crianças a partir de 3 ou 4 anos, com leitura expressiva
Virtudes enfatizadas: Autocontrole, Prudência e Integridade
Ótimo para: trabalhar com as crianças (e em nós mesmos) a importância de controlar nossos impulsos para agir conforme o que é certo, não conforme a nossa vontade, como fazia o Pinóquio.

Embora Pinóquio seja uma personagem muito conhecida tanto por adultos quanto por crianças, no Brasil, de forma geral, a história que se tornou popular foi aquela lançada pelos estúdios Disney em 1940, em forma de animação, que foi apenas baseada na história original. Nesse filme o enredo da história de Pinóquio foi bastante alterado, amenizando os aspectos mais fortes do clássico escrito por Carlo Collodi, muito mais antigo.

O mais impressionante dessa história é a luta do pequeno boneco de madeira contra as falhas do seu caráter. Desobediente, teimoso e impulsivo, vemos capítulo após capítulo a forma como ele sofre as consequências por suas atitudes erradas, até finalmente conseguir se tornar um menino.

É uma ótima história para ajudarmos as crianças a perceber como precisamos evitar as atitudes como aquelas do Pinóquio e exercer o autocontrole para vivermos de forma plena fazendo aquilo que é certo e bom.

Já trabalhou com esse material? Conte nos comentários como foi a sua experiência! =)

Pinóquio, de Carlo Collodi (Guia de leitura e estudo das virtudes – 34 lições em PDF com 81 páginas – Material em PDF para registro do aluno nível 1: 62 páginas / nível 2: 80 páginas.) – R$ 70,00

Essa imagem tem um atributo alt vazio; o nome do arquivo é comprar-azul-e1551472365145.png
Escrever legenda…

Ainda não tem o livro para fazer a leitura com as crianças? Veja aqui o link para compra pela Amazon.com.br:

Para trabalhar com o livro Pinóquio, a primeira opção é esta, da L&PM, que parece estar fora de edição no momento:

Outra opção é esta:

3 respostas para “Material para estudo do livro “Pinóquio””

  1. Estou ansiosa para começar a leitura desse livro para a minha filha mais nova.
    Essas virtudes são justamente o que ela precisa.

    Obrigada Katarine 😀

    Curtir

  2. Estamos lendo Pinóquio e trabalhando as virtudes utilizando o material de apoio.
    Um excelente material, super detalhado, cheio de ideias, vale muito a pena ler o livro acompanhando o estudo das virtudes.

    Curtir

  3. Foi muito interessante introduzir a leitura do texto integral de Pinóquio , tendo como recurso o material de apoio. Detalhes que muitas vezes nos passam despercebidos, novas perspectivas de abordagem para certas situações e, principalmente aprofundar no essencial (virtudes) ao desapegar da versão Disney para o texto.

    Curtir

Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com