“Mas o ato de ler em voz alta indica que ela quis transmitir exatamente o que percebeu e sentiu enquanto lia, utilizando sua entonação e expressão para ressaltar o que considera mais impressionante de forma que o texto lido cause em seu coração e sua mente o mesmo impacto que causou nela.
Eu diria que ler para o outro é como fotografar um momento. Você não se contentaria em dizer: “Vi uma flor bonita lá fora. Vocês não querem ir lá olhar?” Ao invés disso, você corre para pegar uma câmera e tirar uma foto, e faz isso porque quer capturar aquele momento – o que você viu enquanto observava a forma como os raios do sol ressaltavam a delicadeza quase translúcida das pétalas e seu colorido contrastava com o verde das folhas e com o azul do céu. Assim também acontece quando você lê para alguém.”
– Extraído do ebook “Leitura em Voz Alta: ideias para inspirar”, Katarine Jordão. (O ebook está disponível gratuitamente até dia 05/02 para quem se inscreveu no Desafio do Tempo Presente).
Para saber mais sobre nosso desafio, clique aqui!