Como saber o que é prioridade na educação dos meus filhos?

Bom dia, gente!
Vou confessar um problema aqui para vocês: eu tenho uma grande dificuldade em focar no que é prioridade em cada momento.
Essa semana que passou minha cabeça parecia uma daquelas malas que a gente leva na viagem: porque para ir a gente arruma tudo (eu amo arrumar mala!), mas enquanto está lá vai só colocando de volta e na hora de voltar, já com pressa, você senta em cima e dá um jeito de fechar o zíper pedindo a Deus pra ele aguentar a pressão até chegar em casa.

Então hoje eu acordei umas cinco e pouco da manhã, passei um café e sentei no escuro pra pensar. Acontece que nós decidimos preparar um projeto promocional diferente aqui no Educar com Sapiência e, como sempre, pensamos tantas coisas que eu simplesmente não sabia por onde começar. Então fiz o que a gente precisa fazer nessas horas: sentei e comecei a tentar tirar o que estava em excesso. Como os excessos cansam, não é? Cansam porque nos atrapalham constantemente de focar no que é mais importante.

Quem me acompanha sabe quanto eu vivo em crise com as redes sociais por diversas razões, mas especialmente porque o excesso de informações, todas tão urgentes, cansam a mente e a alma da gente. Bem dizia a minha avó: “Nessa vida, tudo demais é castigo!”

Acontece que estava pensando nisso tudo e entendi que o problema que eu tenho é o mesmo que muitos pais têm ao decidir oferecer a melhor educação aos seus filhos: de repente tudo é tão urgente que parece quase opressiva essa tarefa de educar.

Tenho que trabalhar o inglês desde já? Qual é o método de alfabetização correto? E pode alfabetizar nas duas línguas ao mesmo tempo? Leitura em voz alta… Certo. Ah, esse livro não pode? Puxa, ainda bem que soube. Mas, e agora? Quais mais não posso ler? Então um material didático errado pode arruinar meu filho para sempre? Ah, então o principal é atividade ao ar livre e na natureza. Não, espera. O principal é trabalhar o caráter da criança. Mas e o ensino religioso, não é a mesma coisa? Latim? Então deveria ensinar Latim? Ah, Educação Clássica é o único caminho. Vou ter que descobrir o que é isso. Então acho que o mais importante é encontrar o melhor currículo. Ou o melhor método? Mas e a tal da coordenação motora? Ah, então vou ter que estudar mais sobre neurociência. Ou é neuropedagogia? Não, espera… Preciso ensinar meu filho a estudar sozinho para que ele aprenda tudo isso. Mas acho que nem eu sei como estudar, e agora?

Pois é… Acho que esse parágrafo acima poderia continuar e continuar quase infinitamente se não conseguirmos, em algum momento, parar esse ciclo vicioso e organizar o que estamos fazendo. Porque o problema não é que algumas preocupações ou tópicos desses não sejam relevantes. O problema é achar que todos eles têm o mesmo grau de importância e que todos precisam ser considerados ao mesmo tempo.

É por isso que precisamos entender a lógica da PRIORIDADE. Basicamente, o que é mais importante NESTE MOMENTO?

Certo, preciso definir o que é prioridade. Mas como saber, em meio a tantas informações, o que deveria ser meu foco agora?

Pois bem, considere isso:

1 – Para saber o que é mais importante você precisa saber qual é o seu objetivo. O que você quer alcançar? Se vai ao mercado comprar algo para preparar um jantar especial, o que te impede de ficar rodando entre as prateleiras sem saber o que levar? Exato, você sabia o que comprar porque sabia o que queria fazer com isso. No caso da educação vejo muitos pais agindo como se estivessem no mercado pegando aleatoriamente os produtos nas prateleiras conforme alguém lhes diz que aquilo é bom para alguma coisa.

2 – Para saber o que é mais importante você precisa conhecer os resultados, ou seja, saber o que cada atividade ou disciplina faz pela criança. Voltando ao mercado, como você sabe que precisa pôr açúcar em sua lista de compras? Porque você sabe que o açúcar adoça e para fazer o bolo precisará colocar açúcar. Agora aqui vem um ponto importante:

Existem duas formas de decidir o que ensinar prioritariamente à criança, assim como existem duas formas de comprar no mercado:

  • Seguindo uma “receita”, ou seja, escolhendo conforme alguém que conhece o assunto diz para você o que vai precisar. Ou:
  • Seguindo seu conhecimento, ou seja, escolhendo conforme o que você sabe que pretende fazer e os “ingredientes” que precisa para alcançar o resultado que almeja.

O que é mais fácil? Alguns podem pensar que é mais fácil seguir receitas. Eu penso que é mais fácil conhecer os ingredientes e como eles funcionam juntos, porque então você não precisa ficar preso às receitas, exceto quando se trata de algo novo que você ainda não sabe como fazer. Eu, pelo menos, amo a liberdade de trabalhar sabendo o que estou fazendo, porque sempre que algo muda ou sai “dos eixos”, eu não preciso me apavorar. É só adaptar conforme o que é mais importante para o momento, com confiança e tranquilidade.

E digo a vocês… Como eu prezo pela tranquilidade! Não a tranquilidade de não precisar fazer, mas de não viver angustiada, sabe? Não viver me sentindo como quem corre atrás do vento em todas as direções, sem nada produzir de real. Não me sentir oprimida como se estivesse seguindo o caminho errado sem saber se de fato é ou não.

Pois bem, eu comecei dizendo que me sentei às 5h30 da manhã (já são 07h46 agora) para repensar nosso projeto de promoção anual. Então deixem-me contar porque a forma como organizamos isso tem a ver com ajudar as famílias com as suas prioridades.

Como vocês já devem ter visto, ano passado nós iniciamos um curso novo chamado Planejamento do Ensino Familiar. A ideia desse curso era ser algo extremamente prático. E foi o que fizemos. Eu sempre defendo aqui que educação é formação. Antes de tudo, formação de quem quer ensinar. Por isso nossos cursos aqui são para quem quer mesmo aprender, se empenhar em conhecer, dedicar tempo em sua formação para entender mesmo, não querer receitas prontas de alimentos pré-cozidos. MAS quando o assunto é saber definir o que você precisa fazer ou deixar de fazer, eu entendi que era preciso um passo a passo que desse uma visão panorâmica de como funciona a educação para que os pais pudessem terminar o curso com seu planejamento de ensino em mãos, e um planejamento que fosse real: possível de ser colocado em prática MESMO.

Bom, quando nossa primeira turma terminou, uma das coisas que os alunos tinham preparado era a lista de materiais. Não porque eu passei uma lista pronta, mas porque o curso possibilitou que eles entendessem o que queriam trabalhar no próximo ano com seus filhos e o que DE FATO precisavam comprar a partir disso (insisto e antecipo que precisamos comprar muito pouco para formar grandes homens e mulheres).

Então uma das alunas me disse que teria sido muito bom se o curso tivessem terminado antes da Black Friday, porque então todos poderiam ter seguido sua lista, sem se desesperar em comprar tudo o que viam em promoção.

Pois bem. Então esse ano assim será. Ao invés de começar o curso em novembro, nossa turma começará no dia 16 de outubro, encerrando em 18 de novembro, para que todos os que seguirem o passo a passo conosco durante as nossas 20 aulas, consigam economizar no final do ano, comprando somente aquilo que precisam para seu próximo ano de ensino familiar.

E foi pensando nisso que decidimos antecipar uma parte da nossa Black Friday, aliás de uma forma como ainda não fizemos antes:

No dia 05 de outubro se comemora o Dia Mundial dos Professores. Sim, embora aqui no Brasil nossa data seja dia 15 de outubro, a data internacional é no dia 5. Bom, eu frequentei a escola a vida toda, mas ainda assim digo que meus pais foram os melhores professores que eu já tive. Então em homenagem aos pais que desejam ser também os melhores professores que seus filhos já tiveram, decidimos criar um pacote de cursos para aqueles que esperaram por uma oportunidade para investir em sua formação. Até hoje nós nunca colocamos os cursos em promoção, porque eu considerava que para os cursos eu gostaria de pessoas que estivessem dispostas a investir o valor real do curso. Mas desde que passei pelo processo de me casar, entendi que muitas vezes nós podemos esperar muito para conseguir algo que precisamos em um valor que seja possível em nosso orçamento.

Assim, no dia 05 de outubro nós abriremos inscrições para a nova turma do curso de Planejamento do Ensino Familiar com uma condição muito especial: nesse dia, além de poder escolher uma das opções:

  1. Adquirir o curso de Planejamento com 15% de desconto (de 485 por 412 reais), ou
  2. Adquirir um pacote com o curso de Planejamento + 4 cursos da nossa grade de Formação de Pais e Professores com mais de 50% de desconto (de 1.410 por 680 reais).

MAS ATENÇÃO! As inscrições para o curso ficarão abertas até dia 13/10, porém as opções promocionais acima serão válidas SOMENTE no dia 05 de outubro.

Esse curso é uma prioridade em sua vida nesse momento?

Para saber veja mais sobre como funciona, o que trabalhamos e os resultados que os alunos alcançaram. Se for, espero com alegria você em nossa turma. Garanto que é uma experiência que realmente fará diferença e ajudará a saber o que de fato seu filho precisa e como você pode organizar isso!

Veja abaixo alguns depoimentos de nossos alunos, ou clique na página do curso para mais informações:

Curso Planejamento de Ensino Familiar

E você? Qual a sua maior dificuldade em definir prioridades?
Responda nos comentários abaixo!

2 respostas para “Como saber o que é prioridade na educação dos meus filhos?”

  1. Muito obrigada, Katarine! Deus a abençoou muito para nos abençoar com palavras simples mas tão profundas e necessárias de serem relembradas na correria do nosso dia a dia.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: