
“Que ano foi 2020! Espero que acabe logo!”.
Ouvi isso muitas vezes nas últimas semanas do ano e fiquei pensando que não gosto muito dessa ideia de dizer que um ano foi bom ou ruim. Porque, pensando bem, como o ano tem muitos dias e muitos momentos, se conseguirmos olhar para cada um deles encontraremos razões para aprender, para chorar ou para agradecer.
Nós aqui vivemos muitas coisas em 2020. Muito boas e muito ruins. Mas o mais importante, a meu ver, é lidar com o que temos em nossas mãos agora. Não o ano de 2021, porque um ano é muito tempo e não temos como saber o que virá (nem fomos criados para isso). O que precisamos dar conta é o dia que temos em nossas mão hoje. Quem eu serei e o que farei com o dia que recebi hoje?
Foi por isso que, em meio a tudo o que estamos passando por aqui com a internação do meu esposo e toda a angústia que o Covid nos trouxe, decidi compartilhar com vocês esse Desafio da Virtude do Dia. Temos conversado aqui sobre como os problemas que estamos vivendo têm nos feito viver de forma tão mais profunda as virtudes que passamos o ano ensinando às crianças e queremos usar isso para crescermos em sabedoria.
Nesse desafio vocês receberão um pequeno texto para ler em família, conversar e aceitar o desafio de colocar em prática aquela virtude ao longo do dia.
Você pode receber os desafios diariamente por email ou acessar no nosso canal do Telegram.
Vamos lá? 🙂
Para tornar esse tempo mais “emocionante” e enriquecedor, sugerimos algumas estratégias:
- Imprima nosso Calendário do Desafio e coloque em um lugar bem visível para todos os dias anotarem a virtude e marcarem o desafio cumprido. Isso é bastante incentivador para as crianças – e para nós, adultos, também!
- Imprima nossos cartões com os Nomes das Virtudes. A cada dia, antes de contar qual será a virtude do dia, corte o cartão separando as letras e entregue para que as crianças desembaralhem e descubram que virtude será lida naquele dia. Um pouco de suspense e trabalho de descoberta sempre enriquecem.
- Vamos conversar? A cada dia colocaremos um áudio no nosso Canal do Youtube com um pequena meditação sobre a virtude do dia em nossas vidas como pais e professores.
DESAFIO VIRTUDE DO DIA
Clique nos links abaixo para acessar o texto de cada dia/ virtude:
Dia #1 – Virtude da Fortaleza
Dia #2 – Virtude da Humildade
Dia #3 – Virtude da Criatividade
Dia #4 – Virtude da Responsabilidade
Dia #5 – Virtude da Gratidão
Dia #6 – Virtude do Trabalho
Dia #7 – Virtude da Diligência
Dia #8 – Virtude da Obediência
Dia #9 – Virtude da Justiça
Dia #10 – Virtude do Perdão
Dia #11 – Virtude da Bondade
Dia #12 – Virtude do Autocontrole
Dia #13 – Virtude do Respeito
Dia #14 – Virtude da Prudência
Dia #15 – Virtude da Integridade
Dia #16 – Virtude do Serviço


Eu quero!

Você pode adquirir os cartões para impressão aqui (caso tenha o Estudo das Virtudes eles já vêm como presente).