Como manter a constância?

Bom dia! Tudo bem?

Hoje eu enviei um email compartilhando com o pessoal da nossa lista a 7ª e última estratégia para quem quer ensinar a criança a estudar – e aquela que eu considero a mais difícil: manter a constância naquilo que estabelecemos com as crianças.

Já percebeu como é difícil ser firme em algo já determinado? Às vezes parece que é uma batalha tão grande estabelecer um novo hábito que simplesmente deixamos de lado e seguimos a vida. 

Então o que queria dizer hoje para você, encerrando essa nossa pequena sequência de ideias, é que NENHUMA estratégia que comentei aqui apresentará resultados se usarmos apenas uma vez. Tudo o que precisamos trabalhar com as crianças – e na nossa própria vida – depende de repetir, repetir, repetir e… continuar repetindo.

Acho que nossa tendência sempre é tentar alguma coisa diferente a cada vez. E quando não traz resultados imediatos já “largamos” tudo e vamos tentar uma outra. Mas o que muitas pessoas bem sucedidas (em diversas áreas da vida) sempre dizem é que primeiro você precisa trabalhar a frequência: fazer todos os dias a mesma coisa, ainda que de modo imperfeito. Um dia aquilo se tornará um hábito e então você poderá se empenhar em torná-lo excelente.

Talvez esse seja um dos maiores desafios em nossa vida atual. Ser constante. Não sei no seu caso, mas na minha vida eu sei que é um grande desafio, com certeza. 

E uma das perguntas que mais recebo aqui é essa: como manter a constância?

Bem, como você já sabe, o foco do nosso trabalho aqui tem sido a educação do caráter por meio do cultivo das virtudes. Embora trabalhemos aqui diversos aspectos da formação da criança, acreditamos, profundamente, que educar o caráter é a base de todo trabalho educacional.

E a constância é, como conversamos acima, é uma das virtudes que mais precisamos para levar adiante os nossos projetos.

Então, respondendo como posso à pergunta anterior sobre como manter a constância, devo dizer isso:

Trabalhar para formar em nós uma virtude é, basicamente, ir contra a nossa natureza. A preguiça é o caminho mais fácil e natural. Tornar-se trabalhador é ir contra isso do mesmo modo como tornar-se diligente é ir contra o desleixo, tornar-se bondoso é ir contra o egoísmo e tornar-se constante é ir contra o desânimo.

Sendo assim, se você quer tornar-se uma pessoa constante, considere que está em uma verdadeira batalha contra tudo aquilo que vai “puxar” você para uma vida de desistências. 

E nada funciona tão bem, em minha opinião, quanto aprender com aqueles que já conseguiram. Eu AMO estudar biografias de pessoas reais que encontraram forças para vencer os desafios mais extremos e tornarem-se quem precisavam ser. Isso sempre me move a continuar, mesmo quando me sinto fraca ou querendo desistir.

Uma das biografias que eu amo é a de Sonya Carson, uma mãe que poucos conhecem porque não tornou-se famosa pelo que fez. Seu grande feito foi a forma como educou seus dois filhos, porque o que eles fizeram – e fazem – muda até os dias de hoje a vida de muitas pessoas. 

Na nossa primeira edição do projeto Vidas que Ensinam fizemos um curso em 25 áudios tomando como inspiração a vida dessa mulher incrível que sempre defendeu: “Faça o seu melhor, e Deus fará o resto”.

Nesse tempo que vivemos hoje, cheio de incertezas e momentos tão tristes, queremos incentivar você a inspirar-se e aprender com aqueles que enfrentaram também suas dificuldades e, com a graça de Deus, encontraram caminhos para viver de modo que até hoje nos ensinam.

Por isso, decidimos incluir, em nosso projeto de maio, o curso em áudios por apenas 25 reais (1 real por áudio), para ajudar e inspirar famílias que desejam voar além das circunstâncias e conduzir seus filhos para caminhos mais altos, para a glória de Deus.

Para adquirir o curso basta realizar um PIX usando como chave o nosso email contato@educarcomsapiencia.com e depois nos enviar, nesse mesmo email, o comprovante para receber o acesso ao curso. Ou clicar aqui.

Espero que nosso trabalho aqui seja proveitoso e abençoe sua vida e sua família. Estamos nos empenhando bastante aqui para as novidades que estão chegando.


Um grande abraço,

Katarine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s