Como montar uma sequência de atividades para aproveitamento da leitura

Uma das vantagens da leitura dos livros clássicos é, como já dissemos, a riqueza que essas histórias já trazem em si mesmas, de modo que a leitura em família se torna uma fonte de conhecimento, reflexões e aprendizado, mesmo para considera que não teve uma boa formação.

Embora a leitura em voz alta já seja uma ótima atividade para trabalhar vários aspectos, grande parte do aprendizado acontece antes e depois do momento da leitura, quando exploramos melhor os temas e questões da história.

Nesse segundo passo a passo (veja aqui o primeiro, sobre como organizar seu programa de leitura anual), quero mostrar como você pode montar uma sequência de atividades simples e eficazes para o bom aproveitamento da leitura.

Primeiro Passo: antes da leitura

Antes de começar nós “preparamos o terreno” criando expectativas, contextualizando a história e esclarecendo previamente alguns termos mais difíceis:

Segundo Passo: após a leitura

As conversas que desenvolvemos a partir de uma boa história sempre são ricas e nos ajudam a refletir sobre nossa própria vida. Uma sugestão para trabalhar de modo mais direcionado é conversar sobre as atitudes das personagens e comparar com as nossas:

Esse momento não precisa ser logo após a leitura. Se você lê à noite, pode deixar as conversas para o dia seguinte durante uma das refeições ou em algum momento mais tranquilo do dia.

Aqui também você pode relacionar as virtudes e vícios com os princípios que estão na raiz dessas ações:

Terceiro Passo: uma vez por semana ou por mês

As histórias clássicas são uma fonte quase inesgotável de conhecimento e cultura. A partir de uma boa história você consegue aprender muito sobre cultura geral. Escolha um dia da semana ou do mês para aprofundar esses tópicos e crescer com as crianças em conhecimento:

Mantenha em mente que esse aprendizado é não formal. Ou seja, diferente da hora de estudos, que realmente requer disciplina e perseverança para treino e exercícios, aqui o foco é desfrutar de tempo em família e aprender com leveza enquanto navegam pelas aventuras da história.

E se quiser tornar ainda mais leve, use nossos materiais do Programa Valores e Virtudes, preparados para que você passe menos tempo pesquisando e preparando, e mais tempo criando vínculos e desfrutando de tudo isso com sua família.

Aproveite e comece hoje mesmo a preparar seu projeto para conduzir sua família a lugares mais altos.

Um abraço,

Katarine Jordão

P.S.: Se você já tem o material Estudo das Virtudes, baixe aqui um cronograma que preparamos com uma sugestão de como dividir as atividades propostas para uma lição por semana:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s