Você tem um projeto claro do que quer ensinar a seus filhos hoje?

Você tem um projeto claro do que quer ensinar a seus filhos hoje?

Muitas vezes gastamos nosso dinheiro, energia e tempo em coisas desnecessárias, porque não sabemos exatamente o que precisamos e vamos tentando de todos os lados. Isso pode acontecer com roupas, com coisas de casa, com livros ou com atividades para os filhos. Tudo porque não temos um projeto que mostre claramente o que é nossa prioridade agora.

Mas, para falar a verdade, quem hoje pensa em fazer um projeto sobre a educação de seus filhos? Parece até estranho pensar nisso. Primeiro porque educação parece algo mais solto… Algo que simplesmente acontece. Segundo porque pensamos que talvez a escola esteja fazendo isso.

Sobre isso, preciso explicar: não está. Algumas escolas até têm um bom projeto pedagógico de como os conteúdos serão ensinados em cada ano. Nem todas têm, e muitas que têm não o seguem. Mas ainda que ele exista e seja cumprido, o tipo de projeto que as escolas fazem é muito limitado. Isso acontece porque a escola não tem condições de educar a criança em todas as áreas da vida. Mesmo os sistemas educacionais que têm a pretensão de fazer isso não conseguem. Porque existem aspectos da vida que somente a família consegue trabalhar, especialmente por ser algo de longo prazo; o tipo de ensino que começam quando a criança ainda é um pequeno bebê e segue até que saiam de casa.

Certo. Já sei disso e estou disposto a assumir a educação dos meus filhos. Como defino o que preciso ensinar a eles?

1. Entender que é melhor se organizar do que perder tempo

Antes de tudo, é preciso entender que isso exige um pequeno esforço inicial: parar, sentar e organizar as ideias. Sim, parar e organizar as ideias é hoje, para nossa sociedade apressada, um esforço. Queremos coisas rápidas; textos curtos; soluções imediatas.

O engraçado é que nessa pressa toda acabamos perdendo tempo; já reparou nisso? E às vezes demora ANOS até percebermos que estamos rodando sem sair do lugar – só porque estávamos com pressa demais para sentar e fazer um plano.

2. Colocar no papel

Agora que você concordou em dar uma pausa na correria, é hora de pegar um papel (alguns funcionam melhor com o computador, mas mesmo fazendo quase tudo no computador, para organizar os pensamentos eu ainda prefiro o papel).

3. Descobrir onde você está e qual o perfil da sua família

Por mais tentador que seja começar colocando o que faremos, antes de mais nada é preciso entender do que precisamos.

Para começar é preciso, então, saber o momento que sua família está vivendo. As prioridades não são as mesmas para todos! Uma família que vive fora do Brasil pode precisar focar em domínio da língua estrangeira, enquanto uma família envolvida em missões pode estar focada em conseguir sustento.

E tudo isso precisa ser levado em conta ao fazer o seu projeto porque vai definir quanto tempo você realmente tem, e que desafios e vantagens usufrui hoje.

4. Definir quais são os seus objetivos

Um dos maiores erros das pessoas ao fazer um projeto – seja na área que for – é começar já decidindo o que quer fazer, sem antes pensar qual o seu objetivo.

Já vi MUITAS pessoas, mesmo que trabalham na área da educação, fazerem mil atividades e não saberem responder a uma simples pergunta: mas o que você pretende alcançar?

Para isso é preciso saber: o que, de fato, cada criança precisa em cada fase? E, claro, não somente pensando em disciplinas como Português, História ou Inglês, mas pensando nas habilidades que eles precisam desenvolver, inclusive pensando nas virtudes e na formação espiritual.

5. Escolher suas prioridades

Existe uma regra na vida da qual ninguém consegue fugir: é impossível dar conta de tudo ao mesmo tempo. Muitas pessoas se perdem porque pensam que precisam fazer tudo ao mesmo tempo. (E claro, acabam sentindo-se frustrados por não fazer nada direito).

Então essa é a hora de cortar os excessos. A boa notícia é que isso não quer dizer, necessariamente, sair perdendo. Existem algumas atividades e habilidades que quando ensinadas apropriadamente, darão à criança a possibilidade de aprender tudo o que ela precisar mais para frente.

Então você pode focar no que é mais importante, trabalhar isso com afinco, e ver seus filhos desenvolvendo tudo o que ele precisa no devido tempo, conforme o que Deus tiver preparado para ele.

Precisando de ajuda específica para fazer isso?

Um dos nossos trabalhos aqui é exatamente ajudar os pais que querem organizar seu projeto de educação familiar.

Na Academia Educar com Sapiência, você encontrará uma área com um projeto com orientação para preencher passo a passo e ainda ter um encontro online exclusivo para tirar dúvidas e receber orientação para te ajudar a definir com clareza um caminho que leve em conta o perfil da sua família e o que seus filhos precisam hoje.

Além disso, na Academia você também tem acesso incluso aos nossos 13 cursos completos, workshops e séries para aprofundar nas áreas que sente maior necessidade hoje.

Se já tem seu projeto de educação familiar, compartilhe conosco: que objetivos você está trabalhando hoje com seus filhos?

Um abraço,

Katarine Jordão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Crie um site ou blog no WordPress.com

%d blogueiros gostam disto: