Que chance nós temos nessa batalha?

Gente, essa semana nós fomos a uma livraria e vou dizer pra vocês: passar na seção infantil de uma livraria sempre me deixa triste.

Eu passo um tempo olhando livro por livro. Tem livros com capa dura, todas as folhas ilustradas, livros com purpurina, pelúcia e alguns que até tocam sons. Só não tem o que a gente tanto procura nutrir no coração das crianças: Verdade, Bondade, Beleza. Aquelas antigas histórias que enriquecem a imaginação e que movem o leitor a amar princípios como a honra, a dignidade e o sacrifício, ou às virtudes como gratidão, respeito, obediência ou integridade.

O que encontramos são livros assim:

E eu fico pensando: sério que os pais pagam 72, 94, 115 reais nesses livros?? Esse aí da foto tem uma história tão besta (me desculpem o termo) que achei que ninguém pagaria 30 reais para levar pra casa. Mas depois descobri que é um livro usado também nas escolas, e até vi pais que gostaram de ler para as crianças.

[Resumindo, é uma festa na mata com todos os bichos, bruxas e seres, menos gente. No meio da festa descobre-se que existe um ladrão, e por uma mágica da bruxa aparece o dragão que diz: “Bem feito! Estraguei a festa! Acabou-se a brincadeira! E eu fiz tudo de propósito! Vocês não me convidaram! Só porque eu sou de plástico?!?” FIM].

Isso sem contar a enxurrada de livros que o Paulo e eu vimos com apelo a questões ideológicas – como ideias de feminismo para crianças – ou questões mais sutis, como críticas à obediência aos pais. Nessas horas parece que não há o que fazer e que está tudo perdido mesmo.

Que chance nós temos de vencer essa batalha?

Esse é um pensamento que costumava me queimar o coração quando eu passava um tempo na livraria Cultura, anos atrás. Então um dia eu entendi que não basta ficar se angustiando, é preciso agir, ainda que sua ação mude só um pouquinho as coisas. E assim fizemos.

Enquanto temas obscuros vão entrando de fininho nas histórias infantis (ou nem tão de fininho assim, porque em alguns casos já é bem escancarado mesmo), nós aqui assumimos uma parte nessa batalha por uma educação que nutre o coração das crianças com a verdade.

Nossa função? Procurar e trazer para as famílias histórias que resgatam a pureza do olhar, a beleza do sacrifício, a riqueza de um coração grato, o valor da verdade e de tantas outras virtudes que refletem os princípios pelos quais vivemos.

Esse trabalho começou com o Programa Valores e Virtudes, com os livros clássicos, mas em 2021 decidimos ir em busca de pequenos contos de diversos países e lugares do mundo.

Agora em agosto completamos 1 ano do Clube Volta ao Mundo em Família. E já são 12 histórias que nos fazem sorrir. Histórias curtas que você consiga incluir facilmente na rotina para ler durante o mês, preparadas com cuidado e carinho em forma de livreto para que vocês possam nutrir a imaginação das crianças com o que é Bom, Verdadeiro e Belo. Algumas, inclusive, inéditas em língua portuguesa. [Aliás, eu amei a singeleza da história que vocês receberão agora em setembro].

O Clube Volta ao Mundo é muito mais do que aprender sobre os países e sua cultura (embora isso seja muito bom e faça crescer). Esse Clube foi criado para que vocês já recebam em cada um material prontinho para nutrir o imaginário das crianças, ensinar virtudes, verdades bíblicas e enriquecer o conhecimento, a linguagem e as habilidades cognitivas.

Essa semana estamos produzindo novamente os materiais das primeiras edições. Então se quiser ter acesso a todos os 12 contos e kits de material, aproveite para adquirir hoje e já enviaremos na próxima semana.

Nós não podemos mudar o que está lá nas livrarias. Nós [ainda] não podemos fazer livros com todas as páginas coloridas e ilustradas. Mas nós podemos ir em busca do que é essencial, garimpar, preparar, e trazer para vocês que, assim como nós, estão lutando para nutrir o coração e a imaginação das crianças com a Verdade.

Vamos juntos? Clique no link abaixo para conhecer e começar essa viagem:

https://www.educarcomsapiencia.com.br/clube-volta-ao-mundo-em-familia/

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: