Programa para um ano de Afterschooling

Se você já leu nossos artigos e vídeos sobre o Afterschooling, sabe que nós temos uma proposta diferente do que a visão comum sobre essa modalidade de ensino.

Enquanto geralmente o Afterschooling (que significa “Depois da Escola”) é visto como um programa que complementa o que a escola ensina, nossa perspectiva é a de que quando a família assume a frente na educação de seus filhos, os pais são os protagonistas na formação da criança – inclusive a formação intelectual – e a escola é quem se torna o complemento.

Quando você decide se envolver de modo intencional na educação da criança, você geralmente começa buscando ajudá-la no aprendizado do que ela está recebendo na escola. Mas nessa perspectiva que sugerimos aqui, você pode ir muito além de apenas acompanhar os estudos, para trabalhar os aspectos e habilidades que a criança precisa na fase em que está (se tem dúvidas sobre esse aspecto, veja nossa indicação no final do texto).

Muitos pais me perguntam: que programa posso seguir para realizar o Afterschooling com meus filhos?

Bem, a verdade é que existem diversas possibilidades, dependendo do que a criança mais precisa no momento.

Mas hoje quero apresentar para vocês o programa que nós criamos aqui que trabalha muitas habilidades importantes, além de promover um ambiente de tempo em família que aprofunda os vínculos e cria memórias que serão para a vida toda deles.

Como funciona o programa?

Nesse programa nós trabalhamos a abordagem de ensino pela Literatura, que consiste em partir de uma história para integrar o conhecimento com algo que a criança já conhece (nesse caso, o conto ou livro lido) e usamos as seguintes estratégias:

  1. Pesquisa e estudo – História, Geografia e Cultura geral: simulando uma viagem para um lugar do mundo a cada mês, o programa permite que as crianças conheçam não apenas lugares importantes, como também informações sobre a geografia do local, história e cultura. Os passeios que descrevemos em lugares reais incentivam a criança a pesquisar mais sobre o país e expandir seu conhecimento de modo divertido e significativo para as crianças, já que eles podem imaginar que estão mesmo passeando por lá.
  2. Leitura em voz alta de uma história clássica ou tradicional: selecionamos uma história relacionada ao local da viagem. Por meio da leitura em voz alta os pais vão ajudar a criança a desenvolver a escuta, ordenar o pensamento, trabalhar atenção, criar padrões de linguagem que ajudam tanto na leitura quanto na escrita, enriquecer o vocabulário, nutrir a imaginação moral da criança e muitos outros.
  3. Desafio da Virtude: a partir da história a criança aprende a refletir sobre as atitudes das personagens e identificar uma virtude ou vício de seu caráter e o que a Bíblia ensinar sobre essa questão. Depois disso nós ajudamos a criança a relacionar suas próprias atitudes com essa virtude e ela recebe o desafio de praticar a virtude de modo intencional durante aquele mês.
  4. Caligrafia cursiva: usando o versinho da virtude, trabalhamos o treino de caligrafia – uma atividade pouco valorizada pela Pedagogia moderna, mas que tem grandes benefícios porque trabalha habilidades cognitivas como atenção, concentração, planejamento, raciocínio lógico, memória de curto prazo e outras funções do cérebro, além do treino e desenvolvimento da coordenação motora fina. Também virtudes como a diligência, fortaleza e autocontrole são estimuladas em atividades assim.
  5. Atividade de passatempo: para cada história preparamos uma atividade de passatempo que estimula memória, atenção e concentração e raciocínio lógico da criança. Além, claro, da prática de virtudes como a paciência, a perseverança e o autocontrole.
  6. Atividades manuais: a cada viagem temos sugestões de atividades manuais relacionadas ao país, além de uma ilustração da história para colorir. Essas atividades, além de desenvolver a coordenação motora da criança, também trabalham habilidades como atenção, planejamento, sequência, e ajudam a minimizar efeitos da agitação, ansiedade e desatenção.
  7. Culinária: a cada viagem também incluímos algumas receitas típicas do país ou lugar, que pode ser elaborada em família. Além de permitir experimentar um pouquinho da culinária local, a criança desenvolve diversas habilidades e virtudes necessárias para chegar a um resultado final delicioso.
  8. Música e Cultura: nas sugestões de atividades sempre incluímos também indicações de vídeos com alguma música infantil e palavras na língua do local, que permitem que a criança e a família experimentem mais de perto a cultura daquela região, e já o contato com outras línguas.

Como você pode perceber, cada viagem acaba abrindo caminho para diversas outras atividades, que poderão ser criadas conforme o tempo que a família dispõe.

Nossa sugestão é de uma viagem por mês, de modo que não seja um ritmo puxado e tudo possa ser feito com leveza e alegria.

O que está incluso no material?

Para cada mês nós preparamos um kit que você recebe em sua casa incluindo:

  • uma carta descrevendo o passeio por lugares reais do país ou região;
  • um cartão ilustrado com informações e curiosidades sobre o país ou região;
  • um cartão geográfico, com o mapa do local e informações como população, língua oficial, etc.
  • um livreto com a história – algumas são histórias já conhecidas, como “O Patinho Feio”, da Dinamarca, outras são pouco conhecidas em Português, como “A canção de ano novo”, da Suíça.
  • uma folha com o Desafio da Virtude, já com a reflexão, o versinho com a definição da virtude e o versículo bíblico relacionado.

Além disso você recebe, para cada viagem, um material digital para imprimir quanto for necessário contendo:

  • fotos dos locais citados na carta;
  • ilustração da história para colorir;
  • atividade de passatempo;
  • receita típica do país ou região;
  • sugestões de atividades e links para pesquisa e vídeos relacionados ao local.

Quanto custa?

Cada kit custa R$ 46,00 para o formato de assinatura mensal.

Para o programa anual completo, com 12 kits, você paga somente 11 e ganha um de presente, num total de R$ 506,00 + frete.

Ficou com alguma dúvida? É só nos chamar aqui para conversar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: