A leitura de seu filho está de acordo com a idade?

Você consegue perceber, na foto acima, a diferença entre o ano escolar e a idade de leitura da criança?

Essa foi uma etapa de uma avaliação pedagógica que fiz recentemente e trouxe para dizer algo importante a vocês!

Se você tomou a decisão de assumir a frente na educação de seus filhos, não ignore essa parte de trabalhar corretamente a Fluência.

Sete anos atrás eu percebi que meus alunos tinham uma ENORME dificuldade com interpretação de textos. Muitos, inclusive, iam mal nas atividades de Matemática mesmo sabendo os cálculos – simplesmente porque não conseguiam interpretar o que o problema estava pedindo. Nessa época comecei a ir mais fundo nessa questão e descobri que antes da interpretação de textos, precisamos trabalhar a Fluência Leitora. Como naquele tempo somente o Instituto Alfa e Beto falava sobre isso aqui no Brasil, comecei a buscar por material fora. Foi assim que descobri o Teste de Idade de Leitura, que já era praticado em Portugal. Eu comecei a aplicar esse teste com meus alunos e finalmente trouxe para o nosso curso que faz parte da Academia.

Hoje praticamente todo mundo já sabe como avaliar o nível de Fluência Leitora. Mas… E depois? O que fazer para trabalhar essa fluência e levar o aluno ao próximo nível?

E é aqui que muita gente se perde: buscando coisas complicadas.

Os dois modelos de atividade que eu vou ensinar vocês a aplicar no Workshop de hoje são simples. (O primeiro é o mais simples de todos e você pode fazer hoje mesmo sem precisar de material extra). A questão toda mora naquele ponto que muita gente não gosta: a repetição.

Gente, confiem no método! Esse sistema era usado, inicialmente, com crianças que tinham problemas de aprendizagem como dislexia, e surgiu tanto efeito que começaram a usar com crianças de desempenho típico também.

Importante: como sempre, o excesso de informação disponível confunde quando você não sabe qual o seu caminho. Então já quero destacar que embora muita gente esteja falando de Fluência Leitora para crianças pequenas, esse trabalho só começa quando você já completou, na Alfabetização da criança, a fase de decodificação de sílabas, palavras e frases.

Então se a criança já lê cerca de 60 a 80 palavras por minuto, você já pode começar a trabalhar a Fluência Leitora.

No Workshop de hoje vou explicar tudo isso em detalhes para vocês.

Se ainda não adquiriu, corre lá que até às 19h de hoje a série completa está de R$ 111 por apenas 49 reais.

Clique aqui para saber como adquirir.

Deixe um comentário