Hoje, enquanto fazia o almoço, eu coloquei o celular para passar algumas notícias. Confesso que eu evito ouvir ou ler notícias porque isso me faz mal, mas de vez em quando é necessário, claro, inteirar-se do que está acontecendo no mundo. Então fui ouvir lá ouvir.
Bom, no fim das contas minha conclusão foi: não mudou nada; o mundo continua indo de mal a pior. Ouvi UMA notícia interessante. O restante foi só lamento (pra não dizer “choro e ranger de dentes”, porque dizer isso seria forte demais).
Então, enquanto mexia as batatas na panela, lembrei de uma conversa que tive com uma médica há muitos anos, que me disse: “Eu não vejo nenhuma razão para colocar filhos em um mundo tão perdido.”
Esse pensamento te parece lógico?
Se pensar bem, o mundo está mesmo muito perdido. Às vezes algumas coisas parecem tão sem volta que até assustam. Pense:
Que chances nossas crianças terão…
… contra valores morais tão distorcidos?
… contra um sistema tão corrompido que causa desgosto?
… contra a falência do ensino, do conhecimento e da cultura?
Que chances nossas crianças terão de viver em um mundo que não apenas ignora, mas abertamente rejeita a Deus?

E é aí que nasce uma mentira. Aquela voz que sussurra em seu ouvido: “Desista! Você não tem capacidade de educar de verdade uma criança nesse mundo de hoje”.
Sim, gente. Isso é uma grande mentira!
A verdade, para começo de conversa, é que o mundo não está vivendo seu momento mais avassalador e você pode, sim, educar seus filhos para resistirem aos males do mundo atual.
Sabe por que eu tenho tanta certeza disso?
Porque eu creio, com todo o meu coração, que Deus JAMAIS nos diz para fazer algo que seja impossível ser feito. E creio, com todo o meu coração e minha mente, que não existe situação que seja tão problemática que Ele não seja capaz de mudar.
Aliás, vou dizer a vocês o que eu disse aquela pessoa lá atrás sobre não querer pôr filhos em um mundo tão mau: “Pois eu acho que é exatamente por isso que nós precisamos ter filhos e educá-los no caminho do Senhor. Porque daqui vinte, trinta, quarenta anos, são os filhos dessa geração que terão oportunidade de ser usados por Deus para ser luz no mundo e lutar pelo que realmente importa”.
“É fácil falar, Kat. Mas na prática, vou te dizer: eu me sinto perdida em meio a tantas coisas acontecendo, e muitas vezes me sinto, sim, incapaz de fazer a coisa certa”.
Bem, primeiro, nós precisamos lembrar que sentir-se incapaz é só uma constatação de que dependemos da graça de Deus a todo instante para conseguir fazer o que é preciso.
O problema só acontece quando você se deixa travar por esse sentimento.
Em segundo lugar, você precisa entender que tem muita, mas muita gente MESMO, trabalhando exatamente para que você sinta incapaz e pense que não tem condições de fazer o que é preciso.
Gente! É óbvio que educar crianças, assim como toda grande responsabilidade, exige preparo, conhecimento, esforço (e algumas lágrimas uma vez por dia, mais ou menos).
Mas isso não quer dizer que você não seja capaz de ensinar seus filhos a serem pessoas fortes e a resistir em meio a um mundo sem Deus.
Sinceramente, o que eu tenho percebido ao longo dessas décadas trabalhando com educação, é que educar é uma missão que envolve não só o que você sabe, mas quem que você é.
Para educar crianças que sejam fortes, é preciso que nós também sejamos fortes, e dispostos a corrigir a nós mesmos, especialmente em três áreas:
– pensamentos,
– sentimentos e
– atitudes
Pensar, sentir e agir com sabedoria.
É isso que nossas crianças precisam aprender.
E é aqui que você começa a fazer diferença no mundo: ao oferecer, pela graça de Deus, a educação que Ele mesmo nos ensinou.
AGORA… Seguir esse caminho não será fácil. Especialmente porque existem muitas mentiras por aí, e será preciso CORAGEM ir na contramão de todas elas.
Talvez agora você esteja se perguntando: quais mentiras serão essas? Será que eu já acreditei – ou estou acreditando – em alguma delas?
Bem, nos próximos e-mails eu vou falar sobre isso.
Mas se você já tem certeza de que está em busca de orientação para viver exatamente isso e formar filhos que sejam fortes em um mundo sem Deus, te convido a conhecer o nosso novo programa e aproveitar essa condição super especial:
FILHOS FORTES EM UM MUNDO SEM DEUS
Olá! Eu sou a Katarine Jordão, professora e criadora do Educar com Sapiência, que começou como blog e hoje é uma empresa onde produzimos materiais, cursos de formação e consultoria para famílias e professores interessados em uma educação com base cristã, e que leve a sério as questões técnicas, mas também a importância do caráter e das virtudes na formação para a vida. Se quiser receber nossos emails é só clicar aqui: https://bit.ly/newsECS

