
Quero propor aqui para você um exercício, mas antes preciso explicar brevemente o porquê:
Em 1923 foi realizada a primeira transmissão de rádio no Brasil. Ou seja: apenas 100 anos atrás não existia ainda rádio, tv, e muito menos acesso à internet ou smartphone. Isso significa que conseguir informações e conhecimento era algo que exigia muito. Nessa época, uma criança que estava sendo educada era preparada para um desafio: ter acesso ao conhecimento.
Mas nas últimas décadas, tudo mudou. A geração atual enfrentará um desafio que é quase o oposto do antigo. Hoje, nosso desafio é ensinar a criança a conseguir, no meio de um mar de informações, decidir o que é de fato importante.
Em um mundo onde as informações estão ao alcance de um toque no celular, muitas pessoas já estão lidando com dois problemas: 1) o vício em obter informações (a sensação de “preciso saber mais”), e 2) a ansiedade causada pela sensação de incapacidade de transformar as informações e o conhecimento em algo prático e produtivo.
E nas próximas décadas, esse se tornará um problema ainda maior!
Pensando nisso, vamos considerar a questão da educação e fazer um teste rápido:
- Pegue uma folha de papel, uma caneta e um cronômetro.
- Numere a folha de 1 a 6
- Ligue o cronômetro e tente anotar na folha, em um minuto, quais são seus 6 objetivos principais para seu filho no próximo ano (as 6 habilidades que ele mais precisa desenvolver) – caso tenha vários filhos ou alunos, escolha um deles para o teste.
- Pode começar!
(Esse teste exige a resposta rápida, de modo que se você quiser terminar de ler o texto primeiro, ou pensar no assunto para responder depois, já não terá como avaliar seu resultado. Então o melhor é simplesmente pegar o papel, ou abrir um bloco de notas e escrever agora mesmo).
Agora que terminou, qual afirmação abaixo melhor define seu resultado?
1 – Eu sabia exatamente o que escrever, por isso completei os 6 itens em menos de 1 minuto
2 – Eu escrevi 6 itens aleatoriamente, mas não sei se são os 6 objetivos mais importantes
3 – Eu escrevi só alguns e “travei”, por ficar em dúvida ou não me lembrar
Se seu resultado foi o 1, parabéns!! Você já sabe o que é ter um plano de educação intencional e já conseguiu desenvolver essa habilidade de “isolar” o que não é prioridade.
(E não, não é impossível que algumas pessoas tenham conseguido. Eu fiz esse teste antes de passar para vocês, analisando duas crianças que conheço e consegui escrever esses seis objetivos).
Mas se seu resultado foi o 2 ou 3, não se desespere: essa é a situação da grande maioria das pessoas hoje – incluindo profissionais da educação.
Esse é o espaço vazio que nós temos hoje na Educação: a dificuldade em saber exatamente quais nossos objetivos com cada criança.
Mas por que isso acontece? Simples: o excesso de informações cria em nossa mente, a visão enganosa que tudo é igualmente importante.
E qual a consequência disso? Ficamos “girando”, correndo de um lado para o outro, acumulando materiais, cursos, ideias e planos, e enquanto o precioso tempo passa, não nos percebemos fazendo um trabalho com resultados claros e focado em metas previsíveis.
É por isso que nós precisamos, em todas as áreas da nossa vida, dessas duas atitudes:
PRIMEIRO, sentar e definir quais são nossas prioridades, analisando o que realmente traz resultado e o que é só “correr atrás do vento”.
SEGUNDO, revisar o plano com uma frequência específica, para garantir que estamos nos mantendo no propósito.
Foi fazendo um exercício parecido que, em 2021, o Paulo e eu estávamos reunidos pensando nas questões do Educar com Sapiência e chegamos a uma conclusão:
“NÓS PRECISAMOS IR ALÉM DO QUE OUTRAS PESSOAS ESTÃO FAZENDO. Embora nossos cursos tragam mais praticidade para quem gastaria muito tempo buscando cada uma dessas informações por conta própria, precisamos fazer algo ainda melhor para quem está nessa jornada da educação: precisamos ajudar os pais e professores a identificar com clareza os objetivos principais, para que consigam trabalhar de modo focado, com mais confiança e tranquilidade.“
Esse processo de mudanças deu início à nova Academia. Em 2022 finalmente conseguimos concluir o Projeto de Educação Intencional como uma das etapas desse objetivo, para oferecer um passo a passo que permita aos pais definir seu projeto e objetivos em cada área.
Esse ano, com a organização do Programa Curricular Educar com Sapiência, alcançamos mais uma etapa importante: oferecer um programa com todos os objetivos já divididos em tópicos, para simplificar o trabalho de identificar o que a criança já desenvolveu, e o que ainda precisa ser trabalhado.
É por isso que hoje a Academia oferece algo tão único. Nosso foco hoje não é oferecer mais informações – que você pode encontrar no Google, ou em um livro – , mas em organizar o conhecimento a partir da experiência desses anos de estudo e trabalho para te ajudar a definir o que é mais importante hoje – e permanecer firme em trabalhar esses objetivos.
Informação solta não é conhecimento.
Conhecimento aleatório não produz frutos.
E nós queremos trabalhar para ver transformações reais acontecendo na vida de cada família, cada escola, cada projeto educacional.

E isso não é só para Homeschoolers, mas para todo pai, mãe ou educador que esteja em busca dessa intencionalidade.
Por isso vou ajudar pessoalmente cada novo aluno da Academia a definir seus objetivos principais e caminhar com essa segurança. É só aproveitar o último dia da nossa promoção:
- Acesso completo a todas as nossas formações e cursos
- Consultoria individual comigo
- Projeto Educação Intencional
- Programa Curricular Educar com Sapiência
VALOR TOTAL DE TODOS OS CURSOS E PROGRAMAS – R$ 6.378
- + um currículo de estudo das virtudes à sua escola (Currículo Nárnia ou Currículo dos Clássicos)
VALOR TOTAL DO PROGRAMA DE LITERATURA – 700 (Nárnia) ou 480 (Clássicos)
PROMOÇÃO DA BLACKFRIDAY ATÉ 30/11: TUDO POR R$ 997.
Quero começar agora essa jornada com vocês!

