HOMESCHOOLING: mudei de opinião

Por muitos anos vocês me ouviram dizer que se você decide fazer homeschooling você precisa ser a pessoa que investe na sua formação – ou, em outras palavras: “não dá pra fazer homeschooling se você não estudar”.

Bom, isso é até meio óbvio, mas dentro dessa ideia, eu sempre afirmei que os pais homeschoolers precisam saber fazer seu planejamento de ensino como todo professor.

E a verdade é que cada vez mais famílias percebem que não dá para seguir só “levando como dá” algo que é tão sério e importante. É preciso mesmo saber o que está fazendo e ter em mãos um bom plano educacional e pedagógico.

ENTÃO… POR QUE MUDEI DE OPINIÃO?

Pois vamos lá: eu trabalho com famílias homeschoolers há uns oito anos.

Nos últimos anos, especialmente quando comecei a trabalhar com Tutoria Pedagógica e acompanhar mais de perto as famílias, eu percebi um dilema:

Por um lado, os pais realmente querem estudar, se preparar e se tornar professores mesmo (Pelo menos grande parte, né? Porque sempre existe quem procura por fórmulas mágicas para não ter trabalho mesmo).

Por outro lado, existe um dilema: aprender qualquer habilidade leva tempo – e o problema é que a vida não espera ninguém.

É a bendita CURVA DE APRENDIZAGEM.

Como nessa imagem abaixo:

E isso não é só no caso do homeschooling, é vida mesmo. Eu vivo pensando em como seria maravilhoso se existisse um jeito de dar uma pausa no tempo pra gente arrumar tudo o que precisa, e depois apertar o PLAY novamente para retomar.

…Mas isso não existe. 

E no caso do homeschooling, a verdade é que não é só planejamento que os pais precisam aprender. Também precisam dominar o conteúdo que ensinarão naquele ano, aprender a fazer avaliações, aprender estratégias de didática, aprender a lidar com o comportamento das crianças como aluno, aprender a conciliar a rotina da casa com a rotina dos estudos…

E tudo isso enquanto continuam sendo pais e lidando também com mercado, refeições, problemas de saúde, hábitos, caráter, emoções, brigas, formação cristã dos filhos…

Enfim…

O que eu percebi foi que alguns pais até têm o privilégio de começar a se preparar para o homeschooling quando as crianças ainda são bebês (ou quando ainda não tem filhos). Mas outros realmente precisam assumir a educação dos filhos em um período em que já não há tanto tempo para preparo ANTES de começar.

E é claro que muitos começam a estudar, fazem o que é possível e vão se aprimorando com o passar dos anos.

(Nós mesmos temos alunos que estão conosco na Academia ECS há 4, 5 ou até 6 anos e que hoje já são EXCELENTES no que fazem e alguns até já orientam outros que estão começando agora).

Sinceramente, eu sei que o nosso curso Planejamento do Ensino Familiar é muito bom. Posso dizer isso sem medo de parecer esnobe, porque já são seis anos desde que lançamos o curso e os depoimentos que recebemos são sempre sobre o quanto os alunos conseguiram fazer o planejamento de forma prática de verdade.

Inclusive, no final do ano agora eu recebi a mensagem da Glauciane, uma professora que chegou recentemente na Academia. Ela me autorizou compartilhar então vou colocar aqui um trecho:

Mas a pergunta que nós começamos a considerar aqui foi: e como ajudar quem não tem esse tempo AGORA para sentar, estudar e fazer um bom planejamento?

Então foi assim que surgiu aqui uma ideia:

Nós decidimos oferecer um serviço que funciona assim:

1) Os pais fazem suas definições sobre o ano de estudos e marcam tudo em formulários que preparamos para isso e nós transformamos em um planejamento final que já segue o mesmo formato que ensinamos aqui no curso.

2) Como o planejamento é feito com base no nosso método, eu assino o planejamento como assessora pedagógica da família, oferecendo também esse respaldo mais técnico para que a família se sinta mais segura ao apresentar o planejamento quando for necessário.

MAS, paralelo a isso:

3) A família recebe o acesso ao nosso curso de Planejamento do Ensino Familiar para que os pais possam ir assistindo às aulas e aprofundando em sua formação, porque isso continua sendo necessário.

A diferença é que assim você pode estudar e aprender sem a pressão de já conseguir finalizar o planejamento agora – porque ele já estará pronto.

Legal, não é?

Eu já tinha gostado da ideia, e quando contei para a Vanessa, que também trabalha como tutora pedagógica aqui, ela disse: “Isso é tudo o que a família homeschooler precisa realmente, e de forma bem objetiva e fácil de colocar em prática”.

Aqui nesse link você encontra um vídeo rápido onde mostro o modelo de como fica o Plano Educacional e Pedagógico que entregaremos.


E quanto custa esse serviço?

Enquanto a Tutoria Pedagógica custa 2.200 reais (para acompanhamento personalizado), nesse novo formato o custo ficará muito mais acessível:

De 612 por 550 reais – ou 512 via pix (agora no lançamento) incluindo:

Elaboração do Plano Educacional e Pedagógico + Acesso ao Curso Planejamento do Ensino Familiar (PEF)

Caso você prefira já investir em sua formação completa, o pacote fica:

De 1.689 por 1.400 reais – ou 1.200 via pix (agora no lançamento), incluindo:

Formação (Acesso à Academia ECS por um ano) + Acesso ao nosso Programa Curricular Ed. Infantil até 5º ano + Elaboração do Plano Educacional e Pedagógico.

(Para conhecer o conteúdo completo de formação da Academia ECS é só clicar aqui)

Esperamos, assim, oferecer algo que ajude na necessidade mais imediata das famílias de ter em mãos um bom planejamento de seu ano de ensino, ao mesmo tempo que conseguem prosseguir estudando e aprimorando suas habilidades nesse missão tão maravilhosa – e desafiadora – de educar seus filhos buscando, acima de tudo, a glória de Deus.

ATENÇÃO! Por ser um serviço personalizado, abriremos poucas vagas para conseguirmos entregar os documentos no prazo necessário.

Para garantir o seu Plano Educacional e Pedagógico para 2026, é só entrar em contato pelo WhatsApp abaixo e conversar com o Paulo para explicarmos os próximos passos:

Deixe um comentário