Embora Pinóquio seja uma personagem muito conhecida tanto por adultos quanto por crianças, no Brasil, de forma geral, a história que se tornou popular foi aquela lançada pelos estúdios Disney em 1940, em forma de animação, que foi apenas baseada na história original.
Pinóquio surgiu quando Carlo Collodi escreveu o primeiro capítulo de “La storia di um burattino” (A história de um boneco), publicada em 7 de julho de 1881 para o Giornale per i bambini, o primeiro jornal italiano voltado exclusivamente para crianças. Na semana seguinte foi publicado o segundo capítulo, e assim sucessivamente, até que, após trinta e seis capítulos, toda a história foi reunida no livro “As aventuras de Pinóquio”, publicado em 1883.
Nesta edição do Programa Valores e Virtudes, as crianças viverão muitas aventuras na companhia deste boneco travesso, e a história mostrará o longo caminho percorrido até a compreensão do quanto a liberdade implica o autocontrole, prudência e demais virtudes que tornam possível uma vida plena.
O material inclui:
- Guia de leitura e estudo das virtudes – em PDF
- Material do aluno com atividades de registro – em PDF
Para acompanhar o trabalho com este livro, veja o lindo Material de Apoio produzido pela Rachel Haswell, do Family Has Tools.