
O material é preparado com foco na criança já alfabetizada, mas com sugestões e ideias para que toda a família possa participar deste momento de leitura da história e conversas sobre as virtudes.
A leitura em voz alta dos livros não possui restrição de idade, embora o nível de compreensão da história varie conforme a faixa etária (você pode ler mais sobre essa questão no ebook “Leitura em voz alta: ideias para inspirar”).
O ensino das virtudes é recomendado para as crianças a partir dos 3 anos (virtudes mais simples como gratidão e obediência), embora, como explico nas videoaulas, desde que a criança nasce, a forma como lidamos com ela influencia a maneira como ela compreenderá e cultivará as virtudes.
Crianças a partir dos 6 anos geralmente já conseguem compreender todas as dezesseis virtudes, embora o nível de compreensão varie conforme o desenvolvimento de cada criança).
Não há indicação de idade máxima. Até mesmo os adultos – digo por experiência própria – são levados a muitas reflexões com relação à aplicação das virtudes em sua própria vida.
Quer saber mais sobre a questão de idade adequada para cada tipo de atividade? Leia abaixo algumas ideias sobre este assunto.
Quais são as virtudes trabalhadas no programa?
Quais são as edições dos livros indicadas para usar com o material?
Quais são os materiais do programa?
Na verdade minha visão sobre ensino das crianças é um pouco diferente daquela que se tem hoje de segmentar o trabalho por idade. Os materiais desenvolvidos aqui têm como objetivo os momentos em família. Ou seja: uma mesma história lida em família e conversas feitas em família, sempre tendo em mente que cada um aprenderá e refletirá de formas diferentes. Mas aqui quero explicar um pouco melhor a questão pensando em cada atividade do programa.
LEITURA EM VOZ ALTA: Como sempre digo, a leitura em voz alta dos livros clássicos não possui restrição de idade, embora o nível de compreensão da história varie conforme a faixa etária (você pode ler mais sobre essa questão no ebook “Leitura em voz alta: ideias para inspirar” e em uma das videoaulas do Estudo das Virtudes). Isso quer dizer que você pode fazer a leitura em família e ir dando exemplos conforme o que cada um pode entender. (Por exemplo, você poderá dar uma pequena pausa na leitura para dizer aos pequenos que o ciclone é um vento muito, muito forte, que leva tudo o que encontra pela frente. Ou, caso queira desenvolver mais poderá fazer uma dramatização usando um brinquedinho sendo levado pelo vento).
ENSINO DAS VIRTUDES: Costumo indicar o ensino das virtudes mais concretas como a gratidão e a obediência para as crianças a partir dos 2 anos e meio ou 3, embora, como explico nas videoaulas do Estudo das Virtudes (material de introdução do Programa), desde que a criança nasce, a forma como lidamos com ela influencia a maneira como ela compreenderá e cultivará as virtudes. Na verdade, gente, estamos o tempo todo ensinando a criança a ser virtuosa ou a desenvolver vícios, mesmo quando não nos damos conta disso. Durante as conversas que indicamos após a leitura, você vai ensinando a partir da realidade de cada um.
REGISTRO DO APRENDIZADO E VOCABULÁRIO: De forma mais específica, o material de registro e estudo é voltado especialmente para as crianças alfabetizadas (geralmente a partir dos seis anos) e a partir dessa fase elas já conseguem compreender todas as dezesseis virtudes. Com as crianças ainda não alfabetizadas, você pode pedir que elas respondam oralmente e você escreve as respostas, tanto para ter o registro como para retomar depois com elas o que elas mesmas responderam anteriormente.
Lembrando que não há indicação de idade máxima. Nós, adultos, somos levados a muitas reflexões com relação à aplicação das virtudes em nossa própria vida enquanto ensinamos às crianças.